data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Depois de enfrentar o pico da Covid-19 em março, o final de abril e início de maio indicavam uma queda e estabilização da pandemia em Santa Maria. Só que os índices, principalmente de hospitalização, voltaram a crescer nesta segunda quinzena deste mês e, com isso, a região recebeu um alerta do governo do Estado. Dados do Observatório Covid da UFSM e da Fiocruz também mostram uma tendência de elevação de indicadores. Com isso, as prefeituras da Região Covid-19 de Santa Maria terão de adotar medidas mais restritivas para conter o avanço do vírus.
Após 13 dias, Butantan retoma produção da CoronaVac
O plano de ação de Santa Maria será montado em conjunto com as outras prefeituras que integram a Associação de Municípios da Região Centro (AM Centro). Uma primeira reunião já foi realizada na manhã desta quinta-feira, e outra deve acontecer na manhã de sexta, para finalizar o documento de novos protocolos. A região tem até a noite de sexta para apresentar o plano ao Estado, que precisa aprová-lo.
O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), já adiantou que, entre as medidas que serão adotadas, não está o fechamento do comércio.
AÇÕES
Novos protocolos que envolvem o funcionamento de lojas, bares, restaurantes e outros setores ainda estão sendo estudados pela AM Centro. Conforme a controladora-geral de Santa Maria, Carolina Lisowski, uma das ações a serem tomadas pela prefeitura será a correção dos dados referentes a vacinação na cidade, que estão defasados no site do governo do Estado.
- Vamos ratificar essa informação, já que a porcentagem de população vacinada também é um dos índices levados em conta na hora do alerta. Já temos 119 mil pessoas vacinadas, é um número bem maior do que aquele que está no painel do Estado. Também vamos informar o Estado sobre as ações descentralizadas de testagem, que já fazemos há algum tempo. Ampliamos a nossa oferta por testes e também os locais onde são oferecidos - destaca.
Confira o calendário de vacinação contra a Covid-19 para os próximos dias
Conforme o secretário de Licenciamento e Desburocratização, Ewerton Falk, o desafio será criar um plano efetivo, mas que também não prejudique o setor econômico, que está em retomada:
- Outra ação que já foi definida, será uma campanha de conscientização em massa em toda a região, para incentivar e fazer com que as pessoas cuidem a ventilação dos ambientes, especialmente locais de trabalho, e também mantenham o uso de máscara em todas as situações.